Jornal Integração
Entrevista com Kelly Fernanda – Setor de Qualidade
Olá Kelly, obrigado por topar essa entrevista. Conte pra gente, qual a sua formação?
Sou graduada em Engenharia Ambiental e Sanitária e pós graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho.
Quais são suas atribuições na EBEC?
Coordenar processos visando a garantia do cumprimento dos requisitos da norma, realizar e acompanhar auditorias, implementar mudanças, identificar os processos que necessitem de melhorias e implementá-las.
O setor de Qualidade é composto somente por você ou há outros colegas? Quem são eles?
Atualmente o setor da qualidade é composto por Kelly Fernanda (EBEC – BH), Teciana Santos (EBEC – Ipatinga) e Daniele Eleutério (EBEC – RJ).
Sabemos que o conceito de qualidade está relacionado à busca por melhorias. Como isso ocorre na EBEC?
A busca pela melhoria é um processo sem fim, pois sempre existirá oportunidades para identificar e aplicar ferramentas que consequentemente resultam em melhorias. Visando a melhoria contínua, a EBEC busca constantemente aprimorar, padronizar e realizar a medição de seus processos.
Existem documentos, modelos de referência e outros manuais internos que balizam o trabalho de qualidade na EBEC? Quais são eles e de que forma são importantes?
Sim, recentemente os trabalhos da qualidade estão fundamentados no Manual da Qualidade, na Política de Gestão e nos procedimentos relacionados a cada processo. Toda documentação é igualmente importante e favorece o controle e a operacionalização de cada processo.
O Código de Conduta da EBEC foi um documento criado com intensa participação da área de qualidade, correto? Como foi esse processo e de que forma ele adiciona valor para a área de qualidade e para a EBEC de forma geral?
Sim, a elaboração do Código de Conduta foi um desafio para o setor da qualidade. O documento foi elaborado juntamente com os membros do Comitê de Comunicação e contou com a participação de alguns gestores. O processo foi árduo, baseamos todo o contexto nos valores estabelecidos pela EBEC e tentamos descrever de maneira clara e objetiva as diretrizes da postura à ser adotada. Perante o mercado atual, esse processo adiciona valor à empresa e a seus profissionais, pois transmite transparência e seriedade em seus processos.
De forma prática e palpável, como a qualidade deve ser sentida pelo cliente que aluga veículos na EBEC?
A qualidade deve ser sentida pelo cliente desde o momento do atendimento até o pós venda, que envolve o foco no cliente e a disponibilização dos veículos conforme acertado contratualmente.
A qualidade impacta também nas relações com fornecedores?
Claro, pois a atuação dos fornecedores podem impactar diretamente nos serviços ofertados aos clientes EBEC. Visando cercar anomalias, periodicamente nossos fornecedores são avaliados nos seguintes critérios: Preço, Pontualidade, Atendimento e Qualidade.
Existem certificações que comprovam que as empresas estão em conformidade com padrões de qualidade, o ISO por exemplo. A EBEC possui algum selo ou certificação? Quais são?
Atualmente a EBEC é certificada na ABNT NBR ISO 9001:2015 e busca a certificação na ABNT NBR ISO 45001:2018.
Quais os desafios do setor de qualidade para 2020?
Acredito que um desafio importante será implementar os requisitos da ABNT NBR ISO 45001:2018.
Informação: A EBEC oferece o serviço de locação de veículos e terceirização de frotas para empresas que procuram caminhonetes, suv´s e utilitários diesel 4×4 personalizados e preparados para todo tipo de terreno. Consulte-nos no 0800-012-5500
Acompanhe as redes sociais da EBEC: