A EBEC iniciou suas atividades em 1963 quando os jovens Luiz Carlos de Azevedo, Alberto Abras Netto e Othon da Costa Teixeira, engenheiros formados pela UFMG, decidiram empreender.
Na época a economia brasileira passava por uma forte recuperação e novos investimentos eram feitos em infraestrutura por todo o país. Grandes empresas iniciavam as atividades. Foi o caso da Usiminas, que nasceu um ano antes da EBEC.
Naturalmente, no início das atividades empresariais, a EBEC estava orientada apenas aos serviços de engenharia civil. Posteriormente houve a expansão para a terceirização de frotas e energias renováveis.
Mas voltemos à criação da Marca. Dr. Jorge, engenheiro e funcionário da EBEC desde 1973, conta que o símbolo das Engenharias, (a engrenagem) foi a inspiração para a criação da marca da EBEC, possivelmente desenhada à época pelos próprios sócios.
É interessante perceber o valor simbólico da engrenagem. Ela remete aos valores fundamentais da EBEC: A ética, a integridade e o profissionalismo. Valores humanos que se relacionam simbolicamente à precisão do trabalho das engrenagens.
O nome da empresa também já sinalizava o desejo dos sócios. Desde o início, aqueles jovens sonharam com uma empresa sólida e com vocação para o crescimento. O nome EBEC significa “Empresa Brasileira de Engenharia e Comércio”. Uma alusão direta ao ramo de negócios do início das operações e também à almejada capacidade de atendimento nacional, além claro, de uma boa dose de patriotismo. Com o passar do tempo o nome EBEC ganhou vida própria, dispensando a necessidade de uma explicação da sigla.
A empresa cresceu e como mencionado anteriormente, a EBEC passou a oferecer outros serviços além da engenharia civil. Sempre pautando suas ações pelo respeito ao cliente e pela ética. Com a chegada da nova geração à direção da empresa e com o desenvolvimento da área de novos negócios, a EBEC comprometeu-se ainda mais em inovar, expandir e buscar novas soluções para a prestação de serviços.
Foi neste contexto que se iniciaram os trabalhos de desenvolvimento da nova marca. Eduardo Mota, da Movida Comunicação, conta um pouco sobre esse processo.
“Nós da Movida Comunicação tivemos alguns cuidados. Primeiramente escutamos diversos colaboradores da EBEC através da aplicação de um questionário. Ao todo entrevistamos 55 pessoas. Posteriormente, buscamos compreender os novos ramos de atuação da empresa, para somente então, buscar caminhos para criar uma ligação forte entre o símbolo da engrenagem e um novo símbolo.
“Buscamos modernizar o símbolo e dialogar com a origem da marca. De forma conclusiva, representar a capacidade de expansão da empresa para novos negócios, o que entendemos ser uma das vocações da EBEC”. Foi assim que nasceu o símbolo do Sol EBEC.
“Percebemos que havia uma conexão entre a nova forma e a forma anterior. Através da expansão dos raios da engrenagem chegamos ao sol.” completa Eduardo.
O sol é um signo universal que simboliza a luz e a razão. E a razão se manifesta, na capacidade do ser humano de fazer escolhas acertadas e éticas. É sob a luz da razão que a EBEC e seus colaboradores desempenham seus melhores esforços. O que explica a longevidade da empresa que em 2018 chegou aos 55 anos.
A escrita da palavra EBEC passou a ser mais legível. As letras retas estão dizendo aos clientes que a marca e os serviços da EBEC são confiáveis.
As cores azul e verde estão associadas à natureza e aos cuidados com o meio ambiente. A marca sinaliza que a EBEC está comprometida com a sustentabilidade em suas operações e também evidencia os investimentos da empresa em negócios relacionados à sustentabilidade.
Frente a todas as novidades e mudanças, temos a certeza que a EBEC manifesta sua personalidade empresarial na nova marca, mas também a partir da forma que presta seus serviços. A ética, a integridade e profissionalismo permanecem como sendo valores essenciais da EBEC.