Mãos à horta!
Uma pausa no expediente para colher hortaliças. É isso mesmo! A “feira” acontece na sede da EBEC, que dedica-se à locação de veículos para empresas, e o momento coloca a equipe com as mãos literalmente na terra. A atividade promove o conceito de agricultura urbana e conta com a participação voluntária de colegas que levam as hortaliças para casa.
Acompanhados do George, da Fábrica de Hortas, os funcionários recebem auxílio para a colheita, conversando e tirando dúvidas sobre as melhores práticas e cuidados com a horta. O resultado é sentido na leveza do momento, que ajuda a recarregar as baterias. Há colegas que afirmam querer fazer uma mini horta em casa, tamanha a fascinação e bem estar.
Durante a manutenção, acontece o plantio de novas mudas e também a retirada dos matinhos indesejáveis que crescem entre as hortaliças, conferindo ao sistema uma boa produtividade.
A horta da EBEC abastece duas vezes por mês os funcionários que participam voluntariamente. Aproximadamente trinta pessoas a cada encontro levam para casa, pés de alface, rúcula, agrião, couve e ervas como alecrim, manjericão, sálvia e outras – incluindo as PANCS (Plantas Alimentícias Não Convencionais). A produção pode crescer e atender até cem pessoas.
Colaboração na implantação da horta
Antes da implantação, os funcionários indicaram através de uma pesquisa interna, as hortaliças mais desejadas. Logo depois de concluída a pesquisa, a EBEC consultou os vizinhos no prédio onde funciona a sede, conseguindo a aprovação geral da ideia.
O local escolhido para a horta foi um canteiro de jardim que estava subutilizado e que recebe sol em boa parte do dia. Para a irrigação acontecer plenamente, inclusive aos finais de semana, optou-se por um sistema temporizador que irriga, por 20 minutos, na parte da manhã e repete o procedimento durante a tarde. As mudas e todo o trabalho de renovação do canteiro foi feito pela equipe da Fábrica de Hortas.
A adubação é orgânica, advinda da compostagem dos restos de alimentos recolhidos no refeitório da empresa e a participação nesse processo é dos funcionários, que colaboram destinando corretamente os resíduos.
Para o diretor Gustavo Andrade, a Horta da EBEC é uma plataforma de comunicação, sustentabilidade e gestão de pessoas. Essa atividade permite dialogar e praticar valores relacionados ao cuidado com a terra no ambiente de trabalho, promovendo a integração dos colaboradores e incentivando a participação voluntária no projeto.
A EBEC, que tem como missão: “Ser referência de excelência em todos os seus ramos de atividades, sempre comprometida com os princípios éticos e socioambientais” e como visão: Prestar serviços de excelência, superando as expectativas de seus clientes e promovendo o bem-estar das comunidades onde atua”, está liderando pelo exemplo e implementando diversas iniciativas sustentáveis. Entre elas, destacam-se o uso consciente do papel e da energia, a separação dos resíduos para reciclagem e a ampliação do programa de ações socioambientais.
Além dessa bela horta no andar térreo da EBEC, muita energia boa acontece lá no último andar. No telhado da empresa, 214 painéis solares alimentam a produção de energia para todo o escritório e para o condomínio, uma iniciativa que economiza atualmente setenta e seis mil reais por ano.
Esforços que se traduzem em benefícios para todos.
#gratidão #horta #integridade #sustentabilidade #integração #hortaurbana #mãosàhorta
A realização da Horta da EBEC é uma ação conjunta. Agradecemos a todos os colaboradores da EBEC que participam voluntariamente (afinal a horta é de vocês!), aos condôminos do Edifício Liberty, à Movida Comunicação e à Fábrica de Hortas.
Gostou de conhecer algumas das ações socioambientais da EBEC? Deixe seu comentário ou pergunta, teremos grande prazer em responder.
Informação: A EBEC oferece o serviço de locação de veículos e terceirização de frotas para empresas que procuram caminhonetes, suv´s e utilitários diesel 4×4 personalizados e preparados para todo tipo de terreno. Consulte-nos no 0800-012-5500
Acompanhe as redes sociais da EBEC: