O consumo de bebidas alcoólicas e drogas pode ser apontado como um dos principais fatores responsáveis pela alta incidência dos acidentes com vítimas. De uma maneira geral, em vários países, costuma-se considerar que entre metade e um quarto dos acidentes com vítimas fatais estão associados ao uso do álcool e drogas.
A EBEC como empresa que atua no ramo de locação de veículos e ciente do compromisso, como empresa cidadã, de cuidar da integridade de seus funcionários, parceiros e clientes, desenvolve o Programa Despertar.
O programa consiste na atuação, a partir de ações de cunho educativo, para a prevenção do uso de álcool e outras drogas, que tem como foco principal a segurança operacional, garantindo o ambiente de trabalho livre da influência dessas substâncias.
Com isso, a EBEC espera garantir ainda mais segurança em todas as operações, a promoção da saúde e a qualidade de vida dos seus colaboradores.
O programa se aplica a todos os colaboradores da empresa, sem distinção, incluindo estagiários, profissionais das empresas contratadas, de todas as áreas operacionais e administrativas, no horário de trabalho, e aqueles em atividades externas a serviço da empresa.
Objetivo específicos do Programa Despertar:
- Alertar aos colaboradores para os problemas causados pelo álcool e suas consequências negativas na saúde, família e trabalho;
- Evitar a possibilidade de colaboradores que utilizam veículos venham se acidentar devido ao uso de álcool.
- Impedir o risco de qualquer tipo de acidente do trabalho;
- Atuar diretamente junto ao empregado no sentido de conscientizá-lo a respeito dos malefícios do uso de álcool e drogas e das consequências no trabalho e na família.
- Ampliar o debate para fora da EBEC, com objetivo de colaborar para a saúde e para o cumprimento das normas e leis de trânsito.
O uso indevido de álcool e de outras drogas se caracteriza pelo não cumprimento de regras vigentes, tais como o Código de Trânsito e a Lei de Entorpecentes.
São exemplos de uso indevido: dirigir alcoolizado, fumar em ambientes fechados, usar substâncias proibidas por lei, usar medicamentos psicoativos sem prescrição médica.