Debênture é um título de crédito que consiste em um instrumento de captação de recursos no mercado de capitais, que as empresas utilizam para financiar seus projetos.
Os recursos captados pela empresa por meio da distribuição de debêntures podem ter diferentes usos: investimentos em novas instalações, alongamento do perfil das dívidas, financiamento de capital de giro etc.
Na EBEC, a execução desse projeto nos permitirá aumentar o investimento da empresa na compra de novos veículos de forma a aumentar a frota e atender a demanda crescente do mercado por veículos locados.
Acompanhe a entrevista com Vitor Castro do Setor Financeiro da EBEC:
Qual o objetivo da EBEC com esse projeto?
“O objetivo da EBEC neste projeto é primeiramente concretizar o planejamento estratégico, atingir as metas e municiar a empresa com o seu “produto”, que são os veículos, aumentando nosso faturamento, crescendo cada vez mais e fortificando a organização.
Cientes disto, buscamos a captação com o menor custo possível, que atendesse as premissas e que fosse um novo marco para nós. Emitir uma debênture de 110 milhões de reais em meio a pandemia, mostra ao mercado o salto que a EBEC vem tendo nos últimos anos e consolida as mudanças propostas pela diretoria. Hoje, essa emissão mostra ao mercado que a EBEC é uma empresa em uma prateleira de cima, estruturada e que tem planejamento, visão de futuro, metas concretas e poder no mercado”.
Qual o tipo de estratégia de captação que a EBEC optou por fazer?
“Quando foi elaborado o planejamento estratégico para os próximos anos, já era um desejo da diretoria que emitíssemos uma debênture. Sabemos o quão importante é essa emissão, pois o mercado financeiro passa a ver a empresa com outros olhos. Fomos estreitando relacionamento com os bancos parceiros, instigando-os e buscando maiores informações sobre o interesse que eles teriam de participar deste projeto.
Devido ao momento que o mundo está enfrentando, fizemos um planejamento de antecipação de compras de veículos para atender a necessidade da EBEC na busca de concretizar suas metas programadas, desta forma, o cenário era propício ao casamento da captação de recursos com a compra devida dos veículos.”
Como foi esse processo?
“Esta é a segunda emissão de debênture pela EBEC, então já tínhamos ciência das dificuldades, problemas e gargalos anteriores. Mas, não muda o fato de que este processo foi longo e cheio de detalhes. Tivemos apoio de uma consultoria parceira – Araújo & Fontes que auxiliou nas tratativas entre a empresa e os interessados na emissão. Internamente, já tínhamos mapeado os pontos que seriam necessários, já havíamos feito todo um planejamento com datas e tempo hábil para tal, sabíamos das documentações necessárias e antevemos a exigência delas. Foi um processo longo, exaustivo, de muitas reuniões, mas, um projeto vencedor”.
Quais instituições financeiras foram envolvidas?
“Fizemos diversas reuniões com vários possíveis parceiros para a emissão deste papel. E concretizamos a parceria em conjunto com os bancos: Coordenador Líder – Banco Santander e coordenadores – Bradesco e Itaú.
Quanto tempo durou a implantação?
“Começaram-se os estudos no final de fevereiro, porém a ideia já estava implantada no planejamento anual para 2021, feito em meados de 2020”.
Quais foram os desafios durante o processo?
“Quando se trata de uma captação de recurso num montante deste, já conseguimos pensar a quantidade de documentos e detalhes que envolvem a operação.
Não é um simples financiamento. Todo o levantamento de informações e planejamento futuro foram exaustivamente pensados e repensados. Ajustes foram realizados em diversos pontos e discutidos várias vezes. Porém, acredito que os maiores desafios tenha sido a dificuldade em conseguir que todos os players estivessem com o mesmo entendimento do que era fundamental e necessário para a EBEC, diversas reuniões para sanarmos contratos e particularidades, até que chegássemos num denominador comum que atendesse todo mundo e principalmente, estivesse dentro do que é o melhor para a empresa.”
Profissionalmente, o que esse processo agrega ao seu conhecimento?
“Todo e qualquer conhecimento adquirido é válido, e participar de um processo complexo como este te expande os horizontes e te insere ainda mais dentro da organização.
Diversos momentos de pressão, dificuldades e problemas te levam a um nível acima de entrega profissional, fazendo com que de certa forma, você explore ainda mais o seu limite e busque novidades para estar a par de tudo que vem acontecendo e mudando.
Em diversas reuniões pude escutar e aprender um pouco mais sobre todos os pontos que tangem uma emissão como essa. Ter contato com pessoas que são experts nesse tipo de emissão é engrandecedor e o nível de informações absorvidas é riquíssimo.
Tenho a certeza de que essa emissão agregou muito ao meu currículo profissional, não somente a mim, mas a todos os participantes desta captação, que saíram com um nível acima de conhecimento, com maior capacidade profissional, mais preparados e mais coesos com a EBEC”.
Esse projeto foi idealizado por qual setor?
Setor Financeiro, junto à Diretoria Administrativo Financeira.
Quais os setores e profissionais auxiliares?
Esse projeto demandou atenção e comprometimento de vários colaboradores da empresa. Nestas horas, prova-se que o trabalho em equipe é fundamental.
Todos tiveram um papel ímpar nessa emissão, mas em especial cito algumas pessoas:
Gustavo Andrade – Diretoria ADM/Financeira
Eduiges Rezende – Contabilidade
Marco Rocha – Planejamento e Controle
Daniele Caldeira – Secretaria.